This is a platform for User Generated Content. G/O Media assumes no liability for content posted by Kinja users to this platform.

Revelação Do Atletismo Brasileiro Poderá Destinar-se A Londres, Todavia Questão é Rio 2018

→ Dicas Pra Atravessar EM CONCURSOS PÚBLICOS DE PRIMEIRA

São Paulo - Certas competências são obrigatórias para profissionais de cada área. O domínio do português é uma delas. Ainda portanto, infrações à norma culta da língua são uma permanente no universo corporativo - e em cada nível hierárquico. A alta periodicidade de erros reflete dificuldades pela educação de apoio do brasileiro, segundo Rosângela Cremaschi, professora de intercomunicação escrita na Faap e consultora na RC7. “No nosso povo, geralmente não é preciso entender muito pra ir de ano”, explica. “Por isto, a maioria não se aprofunda no próprio idioma e ingressa no mercado de trabalho com muitas perguntas sobre o assunto”.

Advertisement

Além de deficiências pela geração básica, a inexistência de familiaridade com a escrita bem como auxilia pra a dificuldade. Segundo a professora, quem lê pouco - e escreve de forma mecânica - está mais suscetível a “atropelar” alguns preceitos básicos da língua. Veja a escoltar os 50 erros de português mais comuns no universo do trabalho de acordo com Rosângela.

Incorreto: Seguem anexo os documentos solicitados. Certo: Seguem anexos os documentos solicitados. Anexo é adjetivo e necessita apoiar em gênero e número com o substantivo a que se diz. Obs: Muitos gramáticos condenam a locução “em anexo”; por isso, dê preferência à maneira sem a preposição. Errado: Em vez de elaborarmos um relatório, discutimos o questão em reunião. Direito: Ao invés de elaborarmos um relatório, discutimos o tópico em reunião. Ao invés de é usado como substituição. Em vez de é usado como oposição.

Advertisement
  1. 1- Apresenta tempo de passar no concurso do TRF1 sem ter que se desesperar
  2. cinco - Administre bem o tempo de prova
  3. Tenha um nome curto
  4. Qual a maior diferença entre vender roupas em lojas online e em lojas físicas
  5. Seleção uma carreira

Ex: Subimos, ao invés de descer. Incorreto: Eu esqueci da reunião. Direito: Há duas formas: Eu me esqueci da reunião. Eu esqueci a reunião. O verbo esquecer só é usado com a preposição de (de - da - do) quando vier acompanhado de um pronome oblíquo (me, te, se, nos, vos). Há No Jeca Uma Modificação Contínua /p>

Advertisement

Errado: Fazem dois meses que serviço nessa empresa. Certo: Faz dois meses que trabalho nesta corporação. No significado de tempo decorrido, o verbo “fazer” é impessoal, ou seja, só é usado no ímpar. Em outros sentidos, concorda com o sujeito. Exposição Apresenta Mais De quatrocentos Vagas De Estágio O Dia : Eles fizeram um bom serviço. Errado: Os diretores estão satisfeitos, por causa de a conduta do gestor veio de encontro ao que desejavam.

Correto: Os diretores estão satisfeitos, por causa de a atitude do gestor veio ao encontro do que desejavam. “Ao encontro de” apresenta ideia de harmonia e “De encontro a” fornece ideia de oposição. No exemplo acima, os diretores só podem ficar satisfeitos se a conduta vier ao encontro do que desejam. Errado: Ele prontamente está ao par do se dado. Certo: Ele já está a par do se verificado.

Advertisement

No sentido de estar ciente, o exato é “a par”. Use “ao par” só pra equivalência cambial. Errado: O contribuinte está quites com a Receita Federal. Certo: O contribuinte está quite com a Receita Federal. “Quite” necessita aceitar com Língua Portuguesa Deve Ter Atenção No Concurso Da PM O Dia . Incorreto: Ele a toda a Rússia Dá Bolsas De Estudo De 100% (e Não Tem que Apresentar Russo) . Correto: Ele sempre medeia os debates.

Há quatro verbos irregulares com conclusão -iar: mediar, ansiar, incendiar e odiar. Todos se conjugam como “odiar”: medeio, anseio, incendeio e odeio. Incorreto: Os senadores sugerem que, por intervenção de lei complementar, os convênios sejam firmados com os estados. Certo: Os senadores sugerem que, por intermédio de lei complementar, os convênios sejam firmados com os estados.

Advertisement

Por meio significa “por intermédio”. A partir de, por outro lado, expressa a ideia de atravessar. Ex: Olhava por meio da janela. Falso: Ao meu enxergar, o evento foi um sucesso. Direito: A meu enxergar, o evento foi um sucesso. “Ao meu ver” não existe. Falso: Não existem dúvidas, em princípio, que ele estava compartilhando a verdade.

Share This Story

Get our newsletter